Próteses e Implantes

Sintomas do Paciente

Nossos pacientes de reabilitação oral vêm até nós por vários motivos. A perda de elementos dentários tem várias causas e também diversas implicações na saúde física e emocional dos pacientes. A reabilitação oral é uma solução para problemas funcionais como a dificuldade de mastigar, assim como problemas estéticos, que levam a situações sociais constrangedoras e eventualmente à perda da auto-estima. Nosso objetivo é devolver ao paciente suas funções motoras e fazê-lo sorrir novamente.

Diagnóstico

Para planejar a melhor opção de tratamento para cada paciente, é feito um diagnóstico da causa de perda dentária. O diagnóstico é feito inicialmente através de uma radiografia. Nem sempre é possível concluir um diagnóstico apenas com o raio-x; em alguns casos é necessário também fazer uma tomografia computadorizada para fornecer ao dentista mais informações sobre o caso clínico. Isso ocorre porque alguns aspectos da anatomia facial não ficam muito claros em radiografias.

Prótese Parcial ou Total?

Na hora de decidir entre uma prótese total ou parcial para o paciente, o dentista leva em consideração a anatomia dentária atual do paciente. A prótese parcial utiliza os dentes naturais como apoio, por isso é importante tem uma quantia minima de dentes saudáveis para que haja indicação desse tipo de prótese. A prótese total não utiliza dentes naturais como apoio, por isso é indicada para pacientes com perda dentária total. No caso de poucos elementos dentários, é comum que seja recomendada a extração dos dentes naturais remanescentes seguida da confecção de uma prótese total.

Prótese parcial removível

com base metálica

Prótese total removível

Materiais Utilizados

Os dois materias mais utilizados para prótese são resina e porcelana. A resina é um material mais acessível e funciona bem para proteses totais. Já a porcelana, tem mais durabilidade e é indicada sobretudo nos casos de prótese parcial, pois ela mantém a coloração por mais tempo do que a resina e evita que haja contraste entre os dentes naturais e os artificiais.

Prótese Removível ou Fixa?

​A opção por prótese removível ou prótese fixa é feita pelo paciente. A prótese removível tradicional é indicada para pacientes que não podem ou não desejam fazer uma cirurgia. Nesse caso, nenhum implante é colocado na boca do paciente. Além disso, essa opção é também mais acessível, pois o custo da cirurgia e das próteses sobre implante são mais elevados.

 

A segunda opção é a prótese fixa sobre implante. Essa prótese tem a vantagem de ser mais confortável do que a prótese removível tradicional e não se movimentar na boca do paciente. O resultado estético desse tipo de prótese, principalmente no caso de próteses parciais é também mais satisfatório.

A terceira opção é a prótese removível sobre implante. Ela é uma combinação das duas opções anteriores. Um ponto muito positivo desse tipo de prótese é o fato de a higienização da prótese removível ser mais prática do que a da prótese fixa. Porém, a fixação da prótese removível sobre implantes não é tão boa quanto a da prótese fixa e alguns pacientes preferem a opção da prótese fixa, sendo indicada para pacientes com uma maior dificuldade motora ou visual.

Próteses removíveis inferiores normalmente têm uma adaptação difícil à boca do paciente. A fixação da prótese é menor e ela pode se mexer devido ao movimento da língua durante a fala. Normalmente recomendamos a prótese sobre implante, seja fixa ou removível, aos nossos pacientes nesse caso.
 

Implante com prótese total removível

Implante com prótese unitária fixa

Implante com prótese total aparafusada

Quantos Parafusos?

​A quantidade de parafusos (implantes) varia de acordo com a anatomia do paciente: estrutura óssea,  idade e padrão muscular . Uma prótese total superior pode utilizar de 6 a 8 parafusos para a fixação.  A prótese inferior utiliza menos parafusos, de 4 a 6 parafusos.

 

Trate com um Especialista

Em nossa clínica temos profissionais especializados em prótese e implantodontia. Faça seu tratamento em uma clínica com alto padrão de qualidade e garanta o retorno do seu investimento.

Agende agora sua consulta

pelo whatsapp.

(21) 99721-9101

Whatsapp: (21) 99721-9101

Telefone: (21) 2415-0014

Email: contato@odontovasques.com

Nosso Endereço

Estrada do Mendanha 91, sala 201.

Campo Grande, Rio de Janeiro RJ

Horário de Atendimento

De segunda a sexta, das 9h às 17h.

Aos sábados, das 9h às 12h.

Responsável Tecnica: Dra Lílian Vasques CRO RJ 35174