FACETAS & LENTES

Facetas da Resina e Lentes de Contato

Qual a diferença entre as facetas e as lentes de contato?

Muito se fala sobre a diferença de espessura entre os dois materiais, porém o que difere um do outro é a necessidade de desgaste do dente para a aplicação, que é feito por dois motivos: (i) para que a restauração em cerâmica tenha espessura suficiente para esconder o dente que está por baixo e (ii) para que o material tenha uma boa adaptação ao dente. A escolha da técnica que será utilizada — com ou sem desgaste da estrutura do dente — e do material a ser aplicado  dependerá dos dentes que irão receber o recobrimento. Dentes bem posicionados, sem manchas e com restaurações prévias podem receber as lentes de contato. Enquanto para dentes mais escurecidos, com grandes restaurações e mal alinhados, a melhor indicação é a faceta.

Quais matérias são utilizados?

As facetas podem ser feitas com resina composta ou porcelana. Já as lentes de contato, devido à delicadeza de sua espessura, são feitas sempre de porcelana.

 

A resina utilizada para facetas são restaurações cerâmicas aplicadas sobre o dente. Elas se assemelham a restaurações feitas por dentistas para restaurar cáries ou fissuras, mas diferentemente desses casos, as facetas de resina têm um propósito estético. A resina é uma material resistente e de cor semelhante à do dente, mas exige alguns cuidados para manter sua aparência ideal. A resina, assim como o dente, absorve pigmentos dos alimentos, sobretudo vinho tinto e café. Por isso, facetas feitas com esse material exigem um certo cuidado em sua manutenção. Um outra característica importante da resina é que ela pode ser aplicada pelo dentista em consultório, não é necessário mandar para um laboratório para confecção. Isso torna o processo muito mais rápido.

 

A porcelana é um material que se assemelha ao vidro, usado para recobrir o esmalte do dente para devolver formato e cor. É um material estético que reproduz as características de cor, brilho e reflexo do esmalte. Outra qualidade que torna este material um excelente opção para um sorriso estético é a sua resistência na cor. Diferentemente das resinas compostas, a porcelana não muda de cor. Além disso, a porcelana quando colada e aderida ao dente torna-se resistente, semelhante ao próprio esmalte dele. Apesar de suas características superiores, a porcelana exige um tempo maior para confecção das facetas ou lentes.

Consigo melhorar a cor dos meus dentes?

Sim. Pacientes que fizeram uso de antibióticos como a tetraciclina durante a infância apresentam uma coloração do esmalte acastanhada que é muito difícil de ser removida. Além disso, o consumo de certos alimentos e bebidas — especialmente o vinho tinto, café, chá — e também o cigarro, podem afetar a cor dos dentes, deixando-os mais escuros ou amarelados. O clareamento dentário pode ajudar, mas dentes com descoloração excessiva dificilmente atingem uma cor aceitável com o tratamento. Isso acontece porque a cor dentária pode mudar ao longo da vida e o amarelamento é muito comum em pacientes com com mais idade. As facetas, no entanto, têm a capacidade de recobrir o esmalte manchado e descolorido, devolvendo a cor original do dente.

É possível mudar o formato dos dentes?

Sim. O desgaste natural dos dentes pode fazê-los parecerem mais curtos, e até mesmo, mais ásperos ao longo das bordas. Para isso, as facetas ou lentes de contato dentais também incorporam essas importantes características que foram perdidas, além de deixar o sorriso mais branco e brilhante. Sobre o formato, dentes quadrados, retangulares e redondos são definidos de acordo com o sorriso do paciente.

Quanto custa?

O valor do tratamento varia de acordo com o material utilizado e a quantidade de dentes trabalhados. Peças de porcelana são mais caras que as de resina, pois o material utilizado e a mão de obra do laboratório encarecem o processo. Para obter um orçamento, agende uma consulta de avaliação com um de nossos especialistas para montar um plano de tratamento personalizado de acordo com com os seus objetivos e condições financeiras.